O Segredo #1 Dos Empreendedores de Sucesso: Como Aumentar Seus Resultados e Realizar Mais Trabalhando Menos

Tempo de leitura: 12 minutos

O fato é que empreendedores de sucesso são aqueles que fazem mais com menos tempo e recursos.

empreendedores de sucesso

Pense nisso…

3600000 milésimos de segundo, 3600 segundos, 60 minutos ou 1 hora, permitem que algumas pessoas criem coisas incríveis, enquanto outras não fazem nada mais do que jogar algumas partidas de Candy Crush no celular.

Por exemplo, a escritora bilionária J. K. Rolling escreveu o rascunho do que veio a ser o primeiro livro da coleção do Harry Potter em apenas um punhado de horas ou em uma noite, como ela mesma disse.

Dependendo de como você usou seu tempo até hoje, você pode ser alguém frustrado com como os anos passaram e você não saiu do lugar ou ser um empreendedor de sucesso que soube aproveitar bem seu tempo para gerar resultados massivos em seus negócios.

A Grande Pergunta: Como os Empreendedores de Sucesso Geram Mais Resultados Trabalhando Menos?

Eu sei, essa pergunta está na mente de 11 em cada 10 pessoas que eu conheço. Tanto aquelas que querem “milagres financeiros” quanto aquelas mais realistas que estão jogando sério o jogo do dinheiro.

Isso também é o que eu venho buscado a muito tempo e aparentemente (baseado em alguns dos meus resultados) eu encontrei algumas pistas importantes que guiarão meus próximos passos no mundo do empreendedorismo.

Indo direto ao ponto, somente uma coisa tem o poder de dar mais dinheiro, riqueza e sucesso com menos esforço: foco inteligente e diligente no que gera resultados!

Se conseguir focar 100% nas suas tarefas, tomar decisões inteligentes alinhadas aos seus objetivos e tiver um “faro” para maximizar seus resultados com menos esforço, não tem limites para o que você pode realizar.

Esse foco inteligente é o grande segredo dos empreendedores de sucesso para realizar coisas grandiosas em menos tempo.

Então, acho que a pergunta que está passando na sua cabeça agora é: como desenvolver esse foco seletivo para aplicar hoje na minha vida?

Foi por isso que eu reuni 4 estratégias de foco para realizar mais objetivos e aumentar seus resultados trabalhando menos:

Estratégia de Foco #1: A Lei dos 80/20

A lei dos 80/20 é o chamado Princípio de Pareto que diz que 80% dos nossos resultados são gerados por apenas 20% dos nossos esforços, em qualquer situação que você possa imaginar.

Então, você deve focar 80% do seu tempo fazendo os 20% que mais trazem resultados. Com isso, você trabalha menos e realiza muito mais.

lei regra pareto foco 80 20

Sério! Eu fiquei abismado no dia que eu soube que o investidor bilionário Warren Buffet  passa 80% do seu tempo apenas lendo.

Primeiro eu pensei: “Claro, como ele é bilionário, tem todo o tempo do mundo”.

Só que depois que eu terminei de conhecer a história toda, percebi que ele está OTIMIZANDO seu trabalho enquanto lê. Isso é, ele prefere usar seu tempo para encontrar a “maneira certa” de fazer as coisas.

Sem contar que boa parte do seu trabalho é ler relatórios para escolher as melhores empresas para investir e encontrar boas oportunidades.

Isso explica porque Warren Buffett ganha tanto dinheiro, mesmo trabalhando apenas 1/5 do seu tempo em outras coisas.

Pensando assim, dentro do que você faz na sua empresa (ou na sua profissão) atualmente, quais são os 20% que geram 80% dos seus resultados?

Dedique tempo para se certificar que você descobriu e passe a priorizar isso. Tire um tempo para refletir sobre essa questão.

Estratégia de Foco #2: Custo de Oportunidade

Todo mundo tem a mesma quantidade de horas em um dia, mas todos nós tomamos decisões diferentes sobre o que fazemos, o que nós escolhemos para comprar ou como gastamos nosso tempo.

O que determina essas escolhas é o Custo de oportunidade.

Cada escolha que você faz tem um valor para você, mesmo que você saiba ou não disso.

Quando você escolhe uma opção em detrimento de outra, o que você está dizendo é que o que você escolheu tem mais valor para você do que outra coisa no momento, mesmo que não tenha realmente.

Então, o valor da opção que você não escolheu é o seu Custo de oportunidade. Esse valor é o que você deixou de ganhar para escolher a outra opção.

Dá uma olhada na imagem abaixo que mostra quando o Custo de Oportunidade de ter um carro vale à pena ou não:

Clique na imagem para ampliar

Dessa forma, seja de maneira mais cotidiana, como escolher se é melhor ter um carro ou ir de taxi pro trabalho, ou de maneira mais decisiva, como decidir se vale à pena largar o trabalho para começar um negócio próprio, você estará sempre sob a vigilância do custo de oportunidade.

Esse é um princípio da macroeconomia que os empreendedores de sucesso conhecem muito bem e tiram proveito para tomar decisões importantes com mais facilidade.

O que você pode fazer é calcular o Custo de Oportunidade sempre que você estiver consciente de que está tomando uma decisão.

Basta medir os custos e benefícios, abstraindo ao máximo o ego e calculando qual é a oportunidade gera maiores benefícios com menos custos.

Resumindo, você vai realizar mais coisas, gerar mais resultados, menos esforço, trabalhando menos e diminuindo seu tempo de decisão.

Quando as pessoas de sucesso falam que ‘tempo é dinheiro’, elas estão tentando comunicar o conceito de Custo de Oportunidade.

Dizendo que o que você faz com o seu tempo, se você é ou não produtivo, pode ser tão importante como qualquer decisão que você toma relacionada a dinheiro.

Mais alguns exemplos de custo de oportunidade:

Exemplo #1:

Se um agricultor escolher cultivar milho em suas terras, seu custo de oportunidade é qualquer outra cultura que ele poderia ter plantado no lugar, como trigo ou soja e, consequentemente, os prós e contras de cada um.

Exemplo #2:

Se você é um consultor, você começa $75 por hora. Em vez de trabalhar, se você for para um show de 2 horas com o ingresso custando R$25. O custo de oportunidade do show é de $150 para duas horas de trabalho.

Exemplo #3:

Se você ganha $400 por hora como um advogado e está considerando pagar alguém $1.000 para pintar sua casa. Se você decidir pintar você mesmo e demorar quatro horas para terminar. Seu custo de oportunidade por pintar você mesmo é o que você ganharia 4 horas como advogado, ou seja, $1.600. Então, valeria mais à pena ter mandando alguém pintar sua casa.

Sabendo disso tudo, sempre fique atento ao que você está perdendo e ganhando em cada escolha que fizer.

Estratégia de Foco #3: Seu Maior Ponto de Valor

Como eu já falei sobre Custo de Oportunidade, fica mais fácil explicar essa estratégia. O seu Maior Ponto de Valor é aquilo em que você é ou quer se tornar o melhor do mundo nisso.

Então, muitas decisões que você vai ter que tomar, seja na carreira ou nos negócios, você vai levar em consideração aquilo que você tem dom, talento natural ou habilidade e que ninguém poderia fazer melhor do que você.

Dê uma olhada ao redor nos seus negócios, qual é a única coisa que outra pessoa não pode fazer por você?

Para mim, no meu blog, seria alguém escrever os artigos que levam o meu nome. Eu posso (e vou) ter mais pessoas escrevendo no blog, mas quando é meu nome em jogo, eu mesmo deverei escrever.

Por outro lado, em coisas relacionadas a design, imagens, anúncios, produtos, uma loja virtual, e etc… eu pago outras pessoas para fazer.

Porque se tem algo no seu negócio que você faz, mas outra pessoa pode fazer isso por você, pague ela para fazer. Pode ser na sua contabilidade, ler os seus e-mails e etc…

Além do mais, é recomendável que você pague alguém que é o melhor em sua área de atuação.

Desde que você esteja usando a Lei dos 80/20, contratar a melhor pessoa de uma área que gera 80% dos seus resultados pode ser um grande ponto de alavancagem do seu negócio.

Voltando ao assunto, você deve conhecer muito bem seus valores pessoais como empreendedor, saber no que você é bom e delegar todo o resto.

Você não precisa fazer todo o seu trabalho, só aquilo que vai gerar o maior retorno em termos do seu valor como empreendedor. Ou seja, mais uma vez você vai estar trabalhando menos e gerando mais resultados favoráveis, esse é o Poder do Foco Inteligente.

Isso serve a nível mais empresarial também. No que a sua empresa é ou seria importante ser a melhor? E se você ainda vai ter um negócio, em que ponto específico seu negócio será o melhor do mundo?

No livro A Única Coisa, Gary Keller e Jay Papasan contam que quando Steve Jobs regressou à Apple eliminou mais de 100 produtos que a empresa vendia para focar-se apenas em 10, sendo que um deles foi o seu principal (o iPhone).

Outro exemplo dado é do Google, que apesar de ter muitos produtos, o seu maior foco continua sendo seu mecanismo de buscas, que representa 90% da sua renda. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, entendem bem a “Lei dos 80/20”, no caso 90/10, e do Maior Ponto de Valor.

Gary e Jay ainda explicam no livro sobre o Efeito Dominó, que fala que essa única coisa que você tem que focar pode ser determinante para conquistar um objetivo muito maior à longo prazo.

Criar um Efeito Dominó: uma peça de dominó empurrada tem força suficiente para derrubar outra 50% maior do que ela. Ao empurrar uma peça de 5cm, em peças alinhadas, na 23ª posição já podemos derrubar uma peça do tamanho da Torre Eiffel.

efeito dominó a única coisa foco

Procure agora nos seus negócios, na sua carreira, na sua profissão, a coisa certa para fazer hoje que pode ter o maior impacto sequencial na direção correta do seu objetivo.

Estratégia de Foco #4: Seu Propósito de Vida

Certa vez, fazendo o curso O Poder do Foco do Coach Paulo Vieira, vi uma citação do livro “O jeito Harvad de Ser feliz” onde ele falava que os cientistas provaram que “primeiro devemos estar felizes, para depois termos sucesso” e não o contrário.

Se você decidir que só vai ser feliz quando seu negócio der certo, quando você estiver de férias em Dubai ou quando não tiver nenhum problema, é quase certo que você nunca vai ter sucesso.

Porque uma coisa é certa, você só vai tomar decisões importantes com mais facilidade quando souber exatamente se o lugar para onde essa decisão vai te levar é para onde você realmente quer ir.

Mesmo que você esteja planejando ter muito dinheiro algum dia para poder trabalhar menos, eu conheço pessoas que trabalham muito mais porque realmente amam o que estão fazendo.

Empreendedores de sucesso como Elon Musk, Steve Jobs, Grant Cardone, Gary Varneychuck, Tim Ferriss, Tony Robbins, Seth Godin… seguem fazendo aquilo que amam fazer,  mesmo depois de ricos.

Você acha mesmo que essas pessoas ainda precisam trabalhar?

É claro que NÃO!

Isso tudo provém de um foco claro na escolha de fazer aquilo que nos faz feliz. Napoleon Hill chamou isso de “ter um objetivo principal definido” ou um Propósito de Vida.

Pedir para alguém que ama o que faz parar de fazer o que está fazendo porque senão vai ser chamado de “Workholic” é como você falar para alguém que gosta de viagem parar de viajar.

“Sério, pare de viajar. Você está muito Viajaholic.”

Nada a ver, não é?

Porém, se você quer gerar resultados como nunca antes na sua vida, você deve ser movido por um propósito tão forte que trabalhar para você passa a ser diversão.

Ainda no livro A Única Coisa, existe uma figura que mostra como a força de um propósito é determinante para o aumento ou declínio dos seus lucros.

a única coisa iceberg propósito foco

Então, se você quer ter mais lucros, mais rendimentos, mais faturamento, precisa produzir mais (não necessariamente trabalhar mais).

Nós produzimos mais quando temos prioridades muito bem definidas e temos foco para dar a atenção e fazer o esforço necessário para realizá-las.

E é fato, quando nós temos um propósito maior, nós conseguimos priorizar muito mais do que se estivermos em busca apenas de dinheiro.

Acho que você já deve ter produzido 10x mais na metade do tempo no seu projeto favorito, certo? Comigo sempre acontece assim/!

Só que o mais importante é que nesses casos, você trabalha mais, mas sente como se estivesse apenas se divertindo.

Conclusão: Empreendedores de Sucesso Mantém o Foco no Que Gera Mais Resultados

Com todas as distrações do dia a dia e com as inúmeras oportunidades de negócio que aparecem na nossa frente, fica praticamente impossível ter tempo para fazer tudo o que gostaríamos.

É a habilidade, e as estratégias, para ter um foco disciplinado que pode nos gerar os melhores resultados com o mínimo de esforço possível.

Esse tem sido o segredo dos empreendedores de sucesso. Se você pesquisar na Internet pela palavra “foco”, vai encontrar uma montanha de citações de pessoas conhecidas por seus negócios de sucesso.

Isso porque nosso tempo é escasso, precisamos saber valorizá-lo e empregá-lo naquilo que vai mais de encontro com os nosso objetivos, esquecendo todo o resto.

É como Steve Jobs falou: “Foco é saber dizer não”.

Espero que essas 4 estratégias sejam úteis para gerar bons resultados nos seus negócios atuais ou futuros a partir de agora.

E se você já usam alguma delas, por favor, me fala nos comentários abaixo quais funcionaram melhor, que resultados já obteve. Compartilha comigo!

  • Bruno Damião

    Mais um excelente artigo. Parabéns Kellvyn

  • Alexander Gomes Almeida

    Excelente artigo, amigo! Gostaria de registrar a forma como cheguei até aqui, e como fiquei impressionado com a precisão do texto através da boa escrita, a despeito da sua pouca idade (faço esse registro, pois a maioria das pessoas da sua idade anda procurando programar-se pra “festa do próximo final de semana”). Sigo o Instagram mentor_milionario, já era fã e, na última publicação, você faz breve resumo da sua trajetória de vida, desde que leu o livro “Os Segredos da Mente Milionária” quando tinha apenas 20 anos! Isso é impressionante! Estou lendo livros dessa natureza (esse será o próximo) e já estou com uma mente bem mais aberta, completamente diferente… Isso é bom! Antes tarde do que nunca (tenho 36 anos, sou servidor público e estou iniciando um negócio relacionado à minha primeira faculdade)… Enfim, quero parabenizar-lhe pela ascensão que vem obtendo, justamente pelo novo modo de enxergar a vida, com muito foco e disciplina! Forte abraço!

    • Wooooooooooow, ótimo saber tudo isso amigo Alexandre. Que bom que tem me acompanhado e curte meu trabalho. Obrigado mesmo pelo comentário.

      Grande abraço!

  • Muito Top Kellvyn. Os 4 pontos foram me conduzindo para diversos questionamentos no meu negócio.
    Parabéns pelo artigo…
    Abraço

  • Eduardo Romanos

    Ótimo artigo e visão de crescimento, parabéns!

  • Impossível ler esse artigo e não mudar sua visão sobre as prioridades.

    Kellvyn, dessa vez você se superou. Conteúdo de qualidade absurda.

    Não sabia que Warren Buffet passava 80% do tempo lendo… Aliás, estudando. Uma ótima lição a se tirar disso.

    • Se você aplicar isso, vai ver como é OURO!
      Abraço!

  • Helder Mariano de Oliveira

    Ótimo texto. Muito inspirador. Vou pôr a dica em prática. Grato!

    • Vai pra cima, mais resultado com menos esforço GARANTIDO.

  • Ótimas dicas Kellvyn!! Parabéns!!

  • Duas Barras

    Mais uma ótima matéria! Espero um dia ser qualificado para escrever no seu blog! hahahaha
    Parabéns!!!