Os 10 Piores Erros que Estão te Impedindo de se Tornar Milionário

Tempo de leitura: 11 minutos

10 piores erros te impedem de se tornar milionário

Milionários desenvolvem bons hábitos, fato! Existem maus hábitos mentais, financeiros, cotidianos e do nosso estilo de vida que fazem com que nos afastemos do nosso caminho para se tornar um milionário ou do objetivo de enriquecimento financeiro.

Identificá-los é o primeiro passo para que possamos corrigi-los com as informações e métodos corretos e testados.

Como prometido, mostrarei os 10 piores erros que você pode cometer, estando consciente disso ou não, que estão minando as suas chances de um dia conquistar a independência financeira.

 

Erro #1: Achar que só será Milionário se ganhar na loteria

Um dos maiores erros sobre enriquecimento financeiro é achar que só se pode ficar rico ganhando na loteria ou herdando uma fortuna da família. Se pararmos para pensar de forma realista, a probabilidade de isso acontecer é muito pequena e alimentar esse sonho apenas deixará você longe do seu objetivo de enriquecimento.

Muitos milionários ficaram ricos começando do zero. Uma grande parte dos milionários chegou aos milhões por conta própria. Os milionários acreditam que seus hábitos definem o seu sucesso e não acreditam em sorte. Eles criam sua sorte e não tem medo do fracasso ou do sucesso!

Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, cerca de um terço dos ganhadores de loteria vão à falência alguns anos depois de receber os primeiros milhões. No Brasil também existem vários casos de ganhadores que perdem suas fortunas e voltam ao emprego antigo de antes de receber a “bolada”. O mesmo acontece com vencedores de reality shows.

 

Erro #2: Achar que não é inteligente o suficiente

Você não tem que ser inteligente, tem apenas que se educar financeiramente e aproveitar o processo de aprendizado de ganhar, poupar, investir e multiplicar dinheiro.

O processo de ficar milionário não depende dessa inteligência que as pessoas acham que os ricos possuem desde que nasceram. As pessoas acreditam que para ficar rico é preciso uma espécie de inteligência rara, faro, talento, sorte ou qualquer outro nome. Nada disso!

Os milionários por conta própria admitem que não se consideram tão inteligentes. Eles atribuem seu sucesso aos seus hábitos, comportamentos e o modo de pensar que eles desenvolveram ao longo de suas vidas.

 

“Faça o que fizer, apostando a favor ou contra o rebanho, para começo de conversa pense pela sua própria cabeça.” – Max Gunther

 

“Se você diz que é merecedor, então é. Se diz que não é, então não é. Em qualquer hipótese, você viverá a sua própria história. É simples assim.” T. Harv Eker

 

Erro #3: Achar que dinheiro não é importante

Essa é uma desculpa que as pessoas dão para não sair da zona de conforto e correr atrás dos seus objetivos. É lógico que o dinheiro é importante. Não pelo fato de possuí-lo, mas porque com ele podemos realizar nossos desejos; e para alguns, os seus sonhos, dos mais simples aos mais ousados.

O dinheiro possibilita-nos experimentar momentos que só podem ser proporcionados com sua ajuda. Podemos ter mais liberdade de escolhas, de tempo e até geográfica. Nós não devemos viver pelo dinheiro, mas deveríamos saber o seu valor e aceitá-lo de bom grado na nossa vida.

 

“Quanto mais cedo se compreende o valor do dinheiro, maior é a probabilidade de que se venha a ficar muito rico.” – Donald Trump

 

Erro #4: Não poupar ao menos 10% da sua renda

Os milionários geralmente poupam mais do que isso para acelerar seus ganhos investindo essa parcela posteriormente. Quando você poupa não menos do que 10% da sua renda mensal, seja como funcionário, como autônomo ou como dono de negócios, terá dinheiro disponível para trabalhar por você.

No livro Os Segredos da Mente Milionária (link do livro digital), o autor T. Harv Eker,  fala que o hábito de administrar dinheiro é mais importante do que a quantia de dinheiro que você tem. Isso deve ser feito religiosamente para que o hábitos seja criado. Para Robert Kiyosaky, autor de Pai Rico Pai Pobre: O que Os Ricos Ensinam a Seus Filhos Sobre Dinheiro (link do livro digital na Amazon) você deve fazer isso antes mesmo de pagar suas dívidas. Ele disse: pague sempre a si mesmo primeiro e esforce-se para pagar os outros.

Você conseguirá manter-se e pagar as suas contas com os 90% restantes, ou a porcentagem que sobrar depois que você pagar a si mesmo. Se você não cometer o próximo erro isso será mais fácil.

 

“Não é quanto o que você ganha que conta, mas quanto dinheiro que você mantém.” – Robert Kyiosaki

 

“Para alcançar a Independência Financeira quanto mais dinheiro você poupar para investir, mais rápido alcançará o seu objetivo.” – Gustavo Cerbasi

 

Erro #5: Fazer muitas dívidas

Muitas dívidas

As dívidas afastam você do seu objetivo de enriquecimento. Se você está trabalhando apenas para pagar as dívidas então você não está vivendo, está apenas sobrevivendo.

Se as dívidas forem muito grandes procure negociá-las com os credores, hoje está muito fácil fazer isso e tem muita informação disponível. Sem dívidas você terá mais dinheiro disponível para usar no futuro em investimentos, como veremos posteriormente.

Essa é a diferença entre os pobres e os ricos: os ricos geralmente compram à vista, com dinheiro gerado passivamente pelo seu patrimônio, os pobre compram no crédito. Com planejamento financeiro dá para comprar qualquer coisa.

[Ebook Grátis] - Como Ficar Rico - O Guia Completo Para Enriquecer de Verdade Começando do Zero

Junte-se a 6435 pessoas inteligentes que decidiram mudar de vida financeira! Digite abaixo o e-mail em que você quer que eu envie a sua cópia gratuita do eBook. >

Erro #6: Não viver abaixo das suas possibilidades

O desejo de demonstrar status nos impede de conseguir manter uma vida financeira saudável. O problema são as compras e aquisições feitas com um dinheiro que ainda não se possui. Ou seja, compras feitas no crédito ou com financiamento.

Os ricos vivem abaixo das suas possibilidades e demonstram ter menos do que realmente possuem em patrimônio. É mais importante conseguir a independência financeira do que demonstrar um alto nível de vida.

Além do mais, quando você começa a fazer menos dívidas e está se preparando para iniciar a colocar o seu dinheiro para trabalhar ao seu favor, é inevitável começar a pensar em viver com menos.

10% é o suficiente para criar o hábito de poupar, mas para o enriquecimento acontecer e fluir mais rápido será preciso poupar uma quantia maior mensalmente à medida que deve aumentar seus rendimentos.

 

“Se seu objetivo é ter algum conforto, é provável que você nuca fique rico. Mas, caso a sua meta seja enriquecer, é provável que você alcance uma situação ricamente confortável.” T. Harv Eker

 

Erro #7: Não investir o dinheiro poupado em ativos lucrativos

quebre as correntes para ficar milionário

Não poupar nada do seu rendimento é um grande erro realmente, mas um erro imperdoável é não investir esse dinheiro em ativos. Quebre as correntes, comece a investir. Aprenda um pouco sobre investimentos e comece logo.


Ativos são negócios ou investimentos que colocam dinheiro no seu bolso. Receber o aluguel de um imóvel que você possui é um exemplo de ativos que retorna dinheiro sem o seu esforço. Existem outros como já vimos no post Como Ficar Rico: O Guia Completo Para Enriquecer de Verdade, alguns exemplos de ativos são

  • Ações de empresas
  • Imóveis
  • Fundos imobiliários
  • Títulos do tesouro nacional
  • Renda fixa
  • Royaltes
  • Negócios que funcionem sem a sua presença

 

O livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Kyiosaki explica perfeitamente esses conceitos em forma de uma metáfora muito interessante de se ler. Mas se você quiser pode escutar esse audiolivro disponível no youtube.

Os ativos são o contrário dos passivos, esses últimos tiram dinheiro do seu bolso. O carro do ano que você está pensando em comprar financiado em várias vezes é um exemplo de passivo. Quando o veículo sai da concessionária já estará desvalorizando. Roupas caras, gadgets lançamentos e outros luxos são exemplos de passivos.

Comprar bons ativos que retornem lucros é parte indispensável do processo de independência financeira. Você só vai enriquecer se colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. Por isso deve evitar dívidas, evitar comprar passivos e deve viver abaixo das suas possibilidades.

Não deixe o dinheiro ocioso ou em péssimos investimentos, estude para investir de forma inteligente.

 

“Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçando a minha vida até então.” – Warren Buffet

 

Erro #8: Não ter um plano de enriquecimento realista

Ficar esperando uma oportunidade única não é ter um plano e isso não passa nem perto de ser realista. Um plano realista deixa você focado no seu objetivo e guiará todos os passos que precisa dar para enriquecer saudavelmente.

Comece a traçar seu plano de enriquecimento. Se você não tiver um utilize o meu.  À medida que você segue seu plano pode ir alterando conforme for evoluindo sua educação e aprendizado.

 

“Há sempre fartura de capital à disposição dos que podem traçar planos práticos para serem levados a efeito.” – Napoleon Hill

 

Erro #9: Não seguir o plano

Outro grande erro é traçar o seu plano e não ter disciplina suficiente para seguir evoluindo no seu plano. Muitas coisas podem acontecer e você pode desistir facilmente, mas se você traçar um plano realista conseguirá seguir a linha certa. Quanto menos desvios de percurso melhor.

A abundância de informações pode ser um problema porque você mudará o plano mais do que o necessário. Avalie se a informação nova que adquiriu se adequa a seu plano e não o contrário. Implemente apenas pequenas mudanças e mantenha-se no plano. Passo a passo, degrau a degrau.

 

“O importante não é ter o melhor plano, mas sim, ter um e ser persistente em sua execução.” – Gustavo Cerbasi

 

Erro #10: Não investir em educação financeira

Investir em educação financeira para ficar milionário

Uma parte do seu rendimento deve ser utilizada para investir em educação financeira. Invista em audiolivros, livros, cursos e seminários que te ajudarão a entender melhor como funciona o dinheiro e como investir em alguns dos ativos que já falamos.

A educação financeira proporciona maneiras de ganhar mais dinheiro, poupar de forma eficiente e investir de forma inteligente. Aprenda com quem já atingiu seu objetivo.

Você também pode investir o seu tempo já que tem muitos sites, livros e cursos gratuitos que ensinam bons hábitos quando se trata de enriquecer.

 

“Educação é a fundação do sucesso. Assim como a escolaridade é importância vital, igualmente importantes são os conhecimentos financeiros e de comunicação.” – Robert Kyiosaki

 

É assim que acontece o enriquecimento financeiro. Você ganha dinheiro, poupa e investe. Esses são justamente os 3 pilares do curso A Tríade do Dinheiro dos brasileiros Rafael Seabra, do site Quero Ficar Rico e escritor do livro Como Investir Dinheiro (link de afiliado), e Henrique Carvalho, fundador do site HC Investimentos e escritor do livro Alocação da Ativos (link de afiliado).

Esse curso está fazendo milagres para muitas pessoas. E ensina o que fazer em cada um dos pilares. Recomendo fortemente!

 

Conclusões finais

Como prometido, falamos quais são os 10 piores erros que se pode cometer quando se tem o objetivo de ser um milionário. Ou seja, os erros podem acontecer em vários níveis, um erro dentro do erro, um erro desconhecido, ou erros quando estamos lidando com maiores quantias de dinheiro e de recursos.

Para se prevenir dos erros que as pessoas cometem, você pode aprender com eles e não cometê-los. Pode aprender também com os acertos. As pessoas de sucesso deixam a trilha das migalhas de pães para que nós encontremos o nosso próprio caminho do sucesso.

Com isso eu quero dizer que os milionários, as pessoas de sucesso ou pesquisadores como eu, procuram escrever livros, criar cursos, realizar seminários e muitas outras maneiras de repassar seus conselhos, dicas e mostrar o caminho das pedras.

Por isso eu falo que a educação financeira é o ponto chave para que você pare de cometer erros e passe a utilizá-los da forma contrária, como dicas de ouro. São as leis do ouro de Napoleon Hill. Comprometa-se com seu plano e você conseguirá atingir suas metas.

Espero que tenha gostado desse artigo, e gostaria muito que você  deixasse seu comentário. Participe, mostre quais erros você comete e se vai parar de cometê-los.

Eu vou ficar feliz em receber feedback. 😀

  • Échelle Matos

    Parabéns!!! Pode ter certeza que este post fez e fará muita diferença na vida das pessoas.

  • Valderlucio Martins Neves

    Cometo alguns erros que identifiquei neste artigo. Autossabotagem, ficar com dinheiro parado, sem investir. Não ter um plano. Até já tracei um plano, porém nunca coloquei-o em prática por falta de disciplina. Não me pagar e alguns outros erros. Preciso eliminar esses erros de uma vez, e criar novos hábito financeiros.

    • Recomendo que leia o livro “O Milionário Automático”, do David Bach. Vai te ajudar!

      • Esse livro é muito bom mesmo, curtinho e com uma história instigante.

  • Andrew lins

    Parabéns meu amigo. Gosto das suas publicações porque sintetizam de forma impressionante os princípios de George clason, Robert kiyosaki, t.harv eker e tantos outros.

    Vc é 10 kellvyn.
    Obrigado por essa grande contribuição.

    Abraços.

  • Andrew lins

    Parabéns meu amigo. Excelentes dicas para todos que almejam seguir um caminho de prosperidade e abundância.

    Abraços. (Y)

  • Jefferson Reale

    Artigo sensacional.
    Aprendo demais com você, obrigado !!!

  • luis

    ótimo poste! nota 1000… vc me motivou bastante, toda minha vida tenho trabalhado para pagar divida por consequência de negócios que fiz com pessoas enganadoras então tive que tomar dinheiro com agiotas, e foi uma bola de neve. hoje falta pouco para sair dos agiotas, creio que próximo mês livro-me deles. e farei de tudo para poupar e ter uma educação financeira. muito obrigado! e se puder me ajudar mais em conselhos! parabéns!!!

  • Fábio Rodrigo Roncato

    LCI na tua opinião,é um ativo lucrativo?

    • Olá Fábio, muito obrigado pela sua pergunta.
      Veja bem, o LCI é apenas um ativo de uma gama de outros ativos que você pode escolher para montar seu patrimônio. Acredito que você não queira construir todo o seu patrimônio em cima de apenas um tipo de ativo.

      Então, você pode olhar para as características desse ativo e verificar se ele atende as necessidades dos seus investimentos. No momento em que posto essa resposta eu não te responderei diretamente. Porém, se você continuar me acompanhando te indicarei onde encontrar as melhores respostas.

      Grande abraço!

      • Fábio Rodrigo Roncato

        Hoje estou com a mente mais aberta, e o que é melhor num momento pode não ser tão bom em outro. Hoje,no meu entender, se a pessoa quiser ficar com o dinheiro investido durante 3 anos,o melhor mesmo é o Tesouro Direto, pelo que eu pude entender, o percentual do pré este mês é de 1,68 mês passado era 1,74 se não me engano, mesmo pagando 22,5% nos primeiros 6 meses ainda dá mais que o LCI, mas não tem problema, antes eu tava meio em dúvida se eu queria deixar investido ou comprar logo o apartamento, agora não estou mais!

  • Janaina Rosendo

    Seus artigos são muito interessantes e motivadores! Obrigada!!

  • Sthefanne

    Oi muito bom o texto. Sou dona do meu próprio negócio a alguns meses e queria algumas dicas de livro fala sobre finanças. Vc tem algum pra me indicar?

    • Em breve vou criar uma área do site chama Leitura Milionária! Mando por e-mail quando estiver disponível.

  • wesley ferreira de jesus

    Nossa muito top cara esse artigo!!! vejo que estou no caminho

  • Edivaldo Penteado

    gostei bastante do texto.. e vou aderir ao plano de enriquecimento.. as coisas colocadas no papel parecem tomar vida mais facilmente..

  • Marcio Alexandre de Oliveira

    Parabéns pelo post,eu já li umas quatro vezes o livro A lei do triunfo um
    otimo livro se puder ajudar alguém fica a dica.

  • Deomar Rodrigues Campos

    Muito bom o artigo. É de uma reflexão muito profunda, embora simples as dicas dos 10 erros mais comuns. Há alguns erros aqui que preciso me libertar…vou lutar para isso, pois, quero chegar lá. Valeu, obrigado por esse conteúdo de qualidade tão ímpar.

    • Faaaaaaaala Deomar!!!

      É isso ai, se liberta da manada que faz a gente pensar em fracasso. Sei que você vai chegar lá. Quero te ver mais por aqui.

      Grande abraço!

  • William da Costa Braz

    Lendo o artigo lembrei de todo o dinheiro que eu já desperdicei em coias supérfluas que com certeza hoje me propiciariam uma condição bem melhor de vida. Mas faz parte, vivendo e aprendendo. Tenho um projeto profissional bem interessante, rico em detalhes (recomendo a todos que sejam extremamente específicos e detalhistas em seus projetos) que em 1º de janeiro de 2019 fará com que eu obtenha o meu primeiro milhão. Mais um ótimo artigo Kellvyn. Grande abraço a todos e trabalhem nos seus sonhos!

    • Hey William,

      obrigado pelo ótimo comentário. Precisamos aprender rápido as lições. Eu digo que as melhores lições e aprendizados vem dos erros que ainda não cometemos ou que outros já cometeram por nós. Os nossos são importantes, claro, mas não temos tempo para ficar errando para aprender.

      Grande abraço!

  • Seus artigos são muito bons! Conforme você recomendou, eu também recomendo o curso da Tríade do Dinheiro, pois através dele aprendi a poupar e investir, até então eu só era um torrador de salário mensal, agora consigo viver com menos de 50% do que eu costumava gastar antes do curso, e também adquiri novas formas de renda além do salário do meu emprego.

    • Olá Marcos, incrível!

      Obrigado por deixar seu caso de sucesso e mudança aqui nos comentários. Pode ter certeza que mais gente vai perceber que o melhor caminho e investimento é a educação financeira.

      Espero te ver mais vezes por aqui e que nos dê mais depoimentos das suas transformações.

      Grande abraço, ao seu sucesso!

  • Glauber Couto

    Muito bom artigo!! Acabei de ler o livro “Segredos da Mente Milionária” aonde alguns desses erros se enquadra no que é comentado no livro. Agora estou num processo de transformação de pensamentos. Essa leitura foi apenas o início da minha trajetória milionária!! Abraços

    • Opa, obrigado Glauber!

      Sim, eu li bastante livro da área e um deles foi esse que você também leu. Muito bom! Hoje mesmo eu vou postar um novo artigo, se você quiser receber mais pode se cadastrar na newsletter acima e ao lado.

      Vamos juntos na nossa trajetória milionária!

  • William Duarte

    Muito bom o artigo, mostra que estou no caminho, parabéns!!!

    • Obrigado pelo comentário, William!
      Parabéns por livrar-se desses erros. Vamos juntos que iremos mais longe.

      Grande abraço!