Como Construir Riqueza – Uma Fórmula Ridiculamente Simples

Tempo de leitura: 12 minutos

formula simples riqueza

Construir riqueza é simples.

Ele não requer sorte, inteligência ou contatos especiais.

Como certa vez eu ouvi de um mentor meu: “O segredo é que não existe segredos.”

A verdade por trás de como construir a riqueza é conhecimento de domínio público, simples de entender, e ninguém vai ficar rico vendendo essa fórmula.

Na verdade, é tão simples que pode ser explicado em apenas duas frases:

  1. Ganhe mais do que você gasta e investir a diferença com sabedoria
  2. Desenvolver simples hábitos diários que resultam na acumulação de riqueza

Eu sei, provavelmente você esteja um pouco decepcionado, não é?

Eu entendo, você queria algo novo, diferente e inteligente – o ingrediente SECRETO que faltava para você ter resultados totalmente inovadores. O incrível “segredo” dos ricos.

Em vez disso, eu vou te dar algo perigosamente perto do que a minha avó teria dito.

Aprenda pela experiência dos outros. Eu já conheci diversas pessoas que saíram de devedores para a independência financeira, e o padrão é inconfundível.

Essas mesmas verdades que estou te passando aqui foram ensinadas por Benjamin Franklin centenas de anos atrás e confirmada por diversas autoridades, desde então, incluindo J. Paul Getty, fundador da grande Getty Oil Company.

Essa sabedoria atemporal tem sido comprovada ao longo dos séculos, e também provavelmente irá funcionar para você (se você colocá-la em prática assim que terminar de ler esse artigo).

Em suma, se você quiser riqueza nesta vida com a maior probabilidade de sucesso, então essas duas frases contêm a sabedoria essencial com tudo o que você precisa saber.

1. Gaste menos do que você ganha e invista a diferença sabiamente

hábitos criação de riqueza

A primeira frase resume como gerenciar suas finanças pessoais para que você construa ativos financeiros.

É muito importante criar um fluxo de renda passivo que trabalha incessantemente por você, sem que você tenha que trabalhar.

Observe como ele é composto de três pilares separados, mas completamente conectados para formar um único conceito:

  1. Gastar menos
  2. Ganhar mais
  3. Investir sabiamente

Há infinitas variações sobre a forma de alcançar este objetivo, mas todas elas seguem dois conceitos simples:

  1. Você pode reduzir os gastos imediatamente através de várias formas de frugalidade.
  2. Você pode aumentar sua renda através de várias estratégias, incluindo a mudança de emprego, conseguir um aumento, ou começar um negócio.

Eu já deixei muito claro nesse artigo sobre mentalidade que economizar ao ponto de se privar não é o caminho, eu prefiro sempre procurar formas de ganhar cada vez mais sem aumentar os custos de vida.

Assim, a base do que você gasta permanece a mesma, mas o topo de quando você ganha sempre continue aumentando. Aumentando também assim a lacuna do seu fluxo de caixa, deixando incrivelmente positivo.

Em suma, é necessário criar uma lacuna entre o quanto você ganha e quanto você gasta que resulta em economia para investir para o crescimento de patrimônio financeiro e renda extra.

Os pilares gastar menos e ganhar mais não são mutuamente exclusivas, mas eles exigem mentalidades muito diferentes.

A frugalidade é sobre viver com menos e requer autodisciplina. Para a maioria das pessoas, há um sentimento de sacrifício ao seguir este caminho, tornando assim difícil ter sucesso.

Se você é assim, então frugalidade é um caminho lento e difícil para a riqueza, porque você vai estar em constante batalha entre os desejos de estilo de vida e seu maiores objetivos financeiros e de liberdade financeira.

Para outras pessoas, a frugalidade é uma viagem agradável na simplificação onde os resultados das economias são redirecionados para os objetivos de liberdade financeira, em vez de desperdiça-lo com gastos frívolos.

Como disse o bilionário Marcel Telles, empresário e sócio da 3G Capital:

“Custos são como unhas, temos de cortar sempre e, se não cortarmos, não vão parar de crescer”.

Não é incomum para frugalistas extremos economizarem cerca 70% da renda e alcançar a independência financeira em menos de 10 anos, mas não é nenhum mar de flores coloridas e cheirosas.

A outra alternativa é aumentar e diversificar suas fontes de renda no outro lado da equação.

A vantagem dessa abordagem é que não há nenhuma limitação teórica para o quão rápido sua riqueza pode crescer porque sua capacidade de ganho é ilimitado.

Muitos “gurus” em criação de riqueza ensinam esse lado da equação como o “caminho rápido” para a riqueza; no entanto, se você não dominar o pilar de “gastar menos”, você ainda corre um alto risco de fracasso devido a um erro muito comum em que as despesas aumentam tão rápido como renda.

Um dos meus mentores gosta de contar a história de um de seus clientes de Coaching que ganhava quase R$100.000,00 por mês, mas tinha dívidas de mais de R$1.000.000,00. Isso é, ele tinha dominado o pilar de “ganhar mais”, mas era totalmente deficiente no pilar “gastar menos”.

Os maiores especialistas em construir riqueza se concentram em ambos os lados da equação juntos. Eles maximizam a poupança por meio do controle de gastos, enquanto cresce a renda, ao mesmo tempo.

É o mais rápido, mais certo caminho para o economizar mais para fazer investimentos.

O terceiro componente da equação – investir sabiamente – também é simples, porque tudo o que você precisa fazer é aprender um método testado e aprovado, seguir à risca e correr para o abraço.

Você não tem que tomar seminários de investimento ou criar uma especialização extraordinário. Existem dois caminhos bem comprovados:

Ativos de papel: compra de títulos públicos no Tesouro Direto ou ações na bolsa de valores, seguindo modelos de alocação de ativos comprovados.

Imóveis: a posse direta de imóveis que geram renda através de alugueis mensais.

Em resumo, conseguir a liberdade financeira é realmente muito simples.

  1. Gaste menos do que você faz e investir a diferença com sabedoria.
  2. Repita essa fórmula até que a renda de seus investimentos excede as suas despesas. Nesse ponto você é infinitamente rico e financeiramente independente.

Como gastar menos:

  • Alinhe seus objetivos e valores com seus gastos
  • Use a autorresponsabilização para continuar disciplinado
  • Eliminar o desperdício – taxas, assinaturas, etc
  • Nunca use cartões de crédito para aumentar seu poder de compra
  • Em vez de tentar reparar, substitua as coisas
  • Venda aquilo que você não usa
  • Tenha um estilo de vida que nunca dependa de crédito

Como ganhar mais:

  • Faça treinamentos para aprender
  • Aumente suas habilidades
  • Mude para um emprego melhor
  • Trabalhe horas extras
  • Converta seus hobbies em renda
  • Inicie um negócio nas horas vagas
  • Tenha um novo trabalho em tempo parcial
  • Trabalhe como freelancer

investir sabiamente:

  • Investir em ações
  • Investir em títulos públicos
  • Investir em imóveis
  • Investimento passivo
  • Negócios lucrativos

Com tudo isso dito, a triste verdade é que poucos vão conseguir a liberdade financeira, apesar da importância da meta e da simplicidade do caminho que você deve seguir para alcançá-lo.

A razão é explicada no segundo período.

2. Desenvolva simples hábitos de criação de riqueza

hábitos como construir riqueza.fw

Sua riqueza é determinada por seus hábitos

A razão tão porque tão poucas pessoas alcançam riqueza é porque eles não adotam hábitos que levam à riqueza.

Como você já sabe, a fórmula é simples e totalmente comprovada. A única coisa que resta é agir com consistência suficiente para atingir o objetivo e é nesse ponto onde ocorrem os problemas.

Aqui está a fórmula de como isso funciona:

(Pequenas e inteligentes escolhas) * (consistência) * (tempo)] = Riqueza

A procrastinação é o maior assassino de riqueza. Você está pensando em se locomover a ele algum dia. Você sabe o que deve fazer, mas há sempre alguma outra prioridade. As crianças precisam de calçados, o carro precisa de reparos, a cozinha precisa ser remodelada.

Ação é onde a borracha do pneu encontra a estrada, é onde o atrito ocorre. Uma coisa é saber o que fazer, outra coisa totalmente diferente é fazer. É por isso que hábitos são tão críticos.

Os hábitos são a razão pela qual os trabalhadores dos correios tornam-se milionários, enquanto os ganhadores de loteria vão à falência.

Não importa se você olhar para os escritos de Benjamin Franklin de 250 anos atrás ou no bestseller O Milionário Mora ao Lado de Stanley e Danko.

Todos dizem essencialmente a mesma coisa – a característica distintiva de pessoas que conseguem riqueza é que eles gerem o seu dinheiro muito bem. Eles têm bons hábitos financeiros.

Eles não ganham mais. Eles não são os mais espertos. Eles não têm nenhum treinamento especial. Eles só têm bons hábitos de dinheiro.

A razão porque os bons hábitos financeiros são essenciais é que, na verdade, científica e resulta de uma matemática por trás de como os ingredientes se misturam para construir riqueza.

Pequenas mudanças feitas por longos períodos de tempo pode criar resultados MASSIVOS. É um caminho fácil para a riqueza.

É por isso que hábitos diários são tão importantes.

  • Um hábito diário de frugalidade salva pequenas quantidades a cada dia e cresce durante longos períodos de tempo para se transformar em riqueza substancial.
  • Um hábito diário de aumentar sua capacidade de ganho através de livros e treinamentos irá adicionar novas quantidades todos os dias para aumentar o seu potencial de renda.

Ambos os hábitos diários irá criar uma DIFERENÇA cada vez maior entre o que você gasta e o que você ganha, o que irá aumentar a sua riqueza a um ritmo acelerado.

Isso não é ciência de foguetes. São apenas hábitos diários dedicados em direção a um objetivo específico – a criação de riqueza.

O hábito faz com que a ação produza resultados. É o simples conceito de causa e efeito. Eu já mostrei em um dos artigos como nossos resultados financeiros são criados.

Os hábitos são a maneira mais fácil e mais simples para que você atravesse a ponte entre como construir riqueza através da fórmula simples acima, e realmente fazer o que é preciso para alcançar o objetivo.

Você não tem de intelectualizar o processo. Você não tem que se preparar para ficar pronto.

Em vez disso, você só começar hoje através da adoção de um hábito que serve seus objetivos de riqueza. Aqui estão alguns potenciais pontos de partida:

  • Faça um programa de poupança automática.
  • Planeje a sua aposentadoria a partir de agora.
  • Pague a si mesmo antes de pagar suas dívidas.
  • Encontre um gasto desnecessário e elimine-o.
  • Limpar a desordem com a venda de ativos não utilizados (casacos, joias, etc.).
  • Reparar algo ao invés de substituir.
  • Desenvolva-se em uma área de especialização na sua profissão que tenha um salário maior.
  • Comece aprendendo sobre alocação de ativos ou de investimento imobiliário.
  • Desenvolva um negócio lucrativo

Basta escolher um hábito e começar hoje. Praticar o hábito até que se torne permanente, em seguida, escolher um outro hábito e faça novamente. Depois outro e outro até que você pode ver a sua riqueza crescer.

O maior obstáculo para a criação de riqueza é a procrastinação. Os hábitos são a maneira mais simples para superar a procrastinação e entrar em ação imediata.

Hábitos reduzir todo o processo de construção de riqueza em pedaços pequenos que são fáceis para qualquer um de digerir. O efeito combinado de todas essas pequenas ações ao longo da vida torna-se riqueza.

Pequenas mudanças feitas por longos períodos de tempo pode criar uma enorme riqueza.

RESUMO de como construir riqueza

A fórmula para a riqueza é simples: gastar menos do que você ganha e investir a diferença com sabedoria.

O mecanismo para tomar ações sobre a fórmula e produzir resultados é igualmente simples: adotar hábitos de construção de riqueza.

Aqui está como ele olha em um formato diferente:

[(Pequenas, Inteligentes escolhas) * (Consistência) * (Tempo)] = Riqueza

A única questão que permanece é se você vai ou não fazer o que for preciso para seguir essa fórmula.

Será que você vai seguir essa simples e comprovada fórmulas para alcançar resultados financeiros surpreendentes? Ou você vai voltar aos seus mesmos velhos padrões que produzem os mesmos resultados antigos?

A única coisa entre você e a riqueza é a vontade de agir os conselhos dessa sabedoria atemporal.

Se você gostou, por favor, compartilhe o que achou desse artigo nos comentários abaixo. Como esses princípios funcionaram a favor ou contra você na sua vida até então? Que ações e hábitos você tomará a partir deste artigo?

  • Bruno Felgueiras

    Kellvyn, Obrigado por todo conhecimento que vem compartilhando conosco. Já estou mudando meus hábitos e buscando sair da “Corrida dos Ratos”.

  • Raquel Mathias

    Obrigada Kellvyn, essa fórmula é infalível: gastar menos, ganhar mais e investir com sabedoria. Você tem me ajudado muito na minha jornada rumo a independência financeira!

  • Jair Rubik

    O que tenho a comentar é : Fantástico.
    Muita gratidão por compartilhar a fórmula para a riqueza é simples.

  • João Victor Rosada

    Excelente post Kellvyn. Riqueza de informações, clareza para transmitir os conhecimentos e simplicidade em ensinar um assunto, que acredito parecer para a grande maioria ‘grego’. Conquistou meu respeito com esse artigo, a partir de agora vou acompanhar sempre seu Blog. Obrigado por compartilhar tudo isso com maestria e proporcionando prazer na leitura. Grande abraço.

  • Bruno Damião

    A cada matéria lida no seu blog consigo focar mais no meu objetivo de independência financeira.
    Obrigado pelo tempo que você disponibiliza para passar seus conhecimentos.
    Que continuemos juntos a gerar riqueza.

  • Show de bola o raciocínio. Concordo e aplico. Ainda (ou já) estou na parte do investimento.
    Hoje meu dinheiro está na poupança e ainda não possuo dinheiro suficiente para investir em um imóvel que gere aluguel, portanto, entendo que a melhor saída agora é ação ou Tesouro Direto.
    Kellvyn, qual deste dois últimos você sugere que eu comece e qual material você sugere que eu estude, por favor?
    Abraços

  • Thiago Silva

    Muito Bom kellvyn!!!!
    Obrigado por mais um artigo fenomenal!!!…..Todos nós só temos a ganhar. Pessoas como você que faz o brasil avançar. Educação financeira deveria ser matéria obrigatória nas escolas.

    Grande Abraço!

    • Obrigado Thiago.
      Ótimo ver você por aqui novamente.

  • wedson

    Eu já fiz tanta besteira na minha vida, que quando fui ver oque tinha feito e o que eu deixei de fazer, e chorei pra me acabar, eu fui o espelho das pessoas com quem convivi, quando eu nasci eu não sabia de nada, o conhecimento que tive para o fracasso foi que passaram pra mim. As pessoas com quem convivi, pregaram medo a mim, e que dinheiro é ruim, dinheiro é maldiçoado, e ninguém pode maldizer o seu esforço e o seu suor, o dinheiro é o fruto do seu esforço, se não cuidar dele, ele apodrece, e não tem como mudar esse fruto, mas as raízes podem ser mudadas, quando as raízes mudam, as coisas começam a melhorar. Os pensamentos negativos que tive, atraiu muita coisa ruim pra mim, atraiu uma desgraçada que torrou minha conta no banco, eu querendo crescer e a miserável pregando impertinencias, na qual dizia: ” Quando tú morrer, tú num vai levar nada não vice”!
    Mas não é bem assim, eu tive que me despojar de tudo que não me servia, eu troquei as raízes do meu interior, e me programei para o sucesso, pois todo mudo pode ter o que quiser, é só querer, e também é bom se misturar com pessoas sucedidas, não presta se misturar com pessoas igual eu conheço, com mentalidades pobres.
    Conheci muitas pessoas que pregam isso até hoje: “Oí minha fia, quando tú crecer tú arruma um marido e arruma 5 filhos pa mode tú criar, e faz um fugão bem grande e coloca os menino em cima dele com uma panela de xerém bem e entope a boca do fogão de lenha que é pra quando tú assoprar o fogo a cinza vuar e ficar apregada no teu cabelo vice”!
    Quando é homem: “Olha, meu fie tá ficando grande, já tá bom de casar, coloque uma roça, e arrume uma muié pra comer seu juízo e arranje uns 5 filhos que é pra dar trabalho a meu fie, esqueça dinheiro, dinheiro não presta”!
    E quase acabei fazendo isso, depois que me afastei desse tipo de pensamento, as coisas começaram a melhorar, demorou um tempinho, mas consegui juntar uma grana, e comprar o que preciso pra trabalhar, e a hora vai chegar.
    Lavoisier falou em sua teoria: ” Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
    E todos nós podemos criar e se programar para uma vida melhor, é só ter o seu modelo de dinheiro.
    Parabéns pelos seus artigos, deixa a gente encorajado para o sucesso!

    • Hahaha, falou tudo! Muito obrigado pelo seu feedback. 😀

  • Andrew lins

    Excelente artigo kellvyn.

    Particularmente, venho reprogramado minha mente e adotando tais hábitos a um bom tempo. Como resultado, tenho solidos cohecimentos de negocios e recursos financeiros na poupança suficiente para cobrir todos os custos operacionais das duas empresas que estou abrindo. Uma na área de produtos gourmet voltados para classe A/B e outra na área de construção civil.

    Detalhe, nunca ganhei mais que um salário mínimo.
    É como voce disse , assim como George clason, robert kiyosaki e T.harv eker. O ‘segredo’ é simplesmente ter bons hábitos financeiros.

    Abraços.

    • Obrigado Andrew!
      Perfeito, falou tudo irmão.
      Abraço!

  • Tiago

    Cara esses hábitos são e serão a ferramenta mais poderosa de construção de riqueza, parabéns pela sua analogia em construção de riqueza, estou com o livro “O PODER DO HÁBITO” e não vejo a hora de começar a lê-lo e implantar mais hábitos construtivos para acumulação de riqueza.

    Obrigado Kellvyn.

  • Duas Barras

    Muito bom!!! Como sempre, o blog trazendo bom conhecimento as nossas vidas! Parabéns Kelvin!