Como Conquistar a Independência Financeira Investindo em Ações (Sem Perder Todas as Suas Economias)

Tempo de leitura: 19 minutos

independência financeira investindo em ações

Se eu tivesse um artigo sobre como investir em ações como esse em minhas mãos 4 ou 5 anos atrás, eu leria praticamente todos os dias e faria algo à respeito, o que teria me economizado muito tempo e aumentado minhas chances de ter sucesso nos investimentos o mais rapidamente possível.

Certo, eu não sabia nada sobre ações, bolsa de valores e Wall Street. Na verdade se eu ouvisse essas palavras eu saia correndo desesperadamente e checando a carteira a cada 1Km para ver se já não tinham roubado o meu dinheiro.

Bem, não era para tanto, mas essas palavras assim como tudo em relação à bolsa de valores me assustavam. Quando eu via aquela quantidade absurda de números e cotações do dólar e da saca de arroz na televisão eu chegava a revirar os olhos sem entender nada.

Certa vez, ouvi dizer que se eu quisesse ter uma vida com mais opções e não ter que trabalhar até na minha aposentadoria eu precisaria entrar no mercado de ações. Adivinha o que eu fiz? Isso mesmo, saí correndo e checando a carteira.

Porém, depois que eu comecei a estudarlivros sobre finanças pessoais e ler uma pilha enorme de livros, percebi que aquilo era verdade. Não só para ações da bolsa de valores porque as pessoas ricas investiam em imóveis, tinham empresas, diversificavam suas fontes de rendas também.

Porém, até ai eu estava só na teoria, já que muitos desses investimentos davam muito trabalho ou exigiam muito capital inicial para começar a investir.

Para algumas pessoas, assim como era para mim, qualquer imóvel era muito caro, ter uma empresa era “muito arriscado” e eu não sabia ganhar dinheiro depois que sai da faculdade.

Eu não sabia nem por onde começar, mas eu sabia o que faria assim que começasse a ganhar algum dinheiro: investir na minha independência financeira.

Sim, eu já estudava finanças antes mesmo de ter um salário, uma empresa ou qualquer rendimento. Por que não? Isso foi a melhor coisa que eu poderia fazer no momento.

Para que perder lotes de dinheiro com as coisas erradas e que me deixariam na mesma situação, só que com alguns “brinquedinhos” desnecessários?

O erro de trocar tempo por dinheiro

trocar tempo por dinheiro

Quando eu entrei no meu primeiro emprego de 09:00 às 17:00 eu faria exatamente o que tinha planejado. Só que agora eu não tinha tempo para nada. Como eu ia investir sem ter tempo?

Uma coisa que eu descobri muito cedo foi que eu poderia fazer qualquer coisa no mundo, mas era necessário dedicar algum tempo para aprender. Nesse emprego eu não tinha tempo para nada.

Como eu estava vendendo meu tempo de trabalho pelo meu salário, não tinha tempo para aprender algo que me gerasse renda sem que eu trabalhasse. Depois de um ano percebi esse erro.

Então, eu saí correndo de lá. Abri uma empresa como autônomo e adivinha? Sem tempo também. Eu aprendi muito com o empreendedorismo e desenvolvi importantes características e habilidades.

Recomendo sempre que as pessoas abram seu próprio negócio porque é a época em que você mais aprende e se desenvolve. Ter um negócio apaixonante é algo que te faz levantar cedo e ir dormir tarde todos os dias e você ainda gosta.

Porém, aprendi com Robert Kyiosaki que ser autônomo é apenas uma forma de mudar de chefe. Seus clientes agora passam a ser seu chefe. Você continua trocando seu tempo por dinheiro.

Então, o segredo era automatizar as rendas. Como já falei, era difícil encontrar investimentos que não necessitassem de muito dinheiro para iniciar e dispor de muito tempo para aprender e já conseguir resultados.

Eu sei como é difícil metodo investidor de sucesso palestra reuniãoprocurar minhas dúvidas na Internet e estar tudo desencontrado e confuso. Algumas coisas importantes estão em um lugar, outras em outro. Nada parece bater. As pessoas recomendam coisas, mas ninguém mostra um método.

Por isso, procurei alguém que já tinha feito o que eu queria fazer. Foi ai que descobri o método O Investidor de Sucesso para conquistar a independência financeira investindo em ações.

Agora reuni tudo nesse guia completo para que mais pessoas não percam tempo, dinheiro e esforço procurando por peças perdidas de um quebra-cabeças infinito.

Você pode não ter tempo de ler tudo agora e isso pode significar mais uma ótima oportunidade perdida na sua vida. A maioria das pessoas admitem que deixam as  oportunidades escaparem. Eu admito que sempre deixei oportunidades escaparem também, mas agora não deixo mais.

Se você é como eu fui, sempre desconfia de tudo. Se alguma pessoa estava ganhando dinheiro com alguma coisa, pensava logo que ela era desonesta. Que ela era muito mais inteligente do que eu e já nasceu com um dom para aquilo.

E quando eu fiquei sabendo do mercado de ações, aqueles filmes mostrando pessoas desonestas pisando umas nas outras e os grandes desastres acontecendo nas famílias por causa da bolsa de valores? Uuuuuh, eu até congelava quando mencionavam Wall Street.

Logo depois, quando passei a estudar melhor e identificar oportunidades, porque antes eu era preconceituoso com tudo, fiquei maravilhado com as possibilidades. Se uma pessoa poderia aprender, eu também poderia. E se uma pessoa sabia, de alguma maneira ela poderia me ensinar.

É difícil saber tudo de ações nas entrelinhas, lidar com números, empresas e pensar na possibilidade de gastar horas no mercado louco de ações. Porém, descobri que não é bem assim.

Quando se tem um método testado e comprovado, dá para fazer ótimos investimentos em ações com menos de 30 minutos por mês e que vão gerar uma renda passiva que vai bancar o seu estilo de vida.

Assim, temos a liberdade de trabalhar no que amamos, passar mais tempo com a família e até viajar quando quiser sem se preocupar com dinheiro porque ele vai estar vindo na sua direção sem depender do seu trabalho.

Fica comigo para ver do que estou falando…

 

Como garantir total segurança antes de começar a investir em ações

segurança antes de começar a investir em ações

Você já está aumentando seus ganhos financeiros, quitou todas as suas dívidas, está economizando mensalmente para começar a investir e agora quer começar a praticar investimentos para garantir sua liberdade financeira? Cheque se essa é a situação que você se encontra. Por quê?

Porque a partir daqui você vai ter que começar a investir. Isso quer dizer que o dinheiro alocado nos investimentos vai começar a ser acumulado em um patrimônio para gerar renda passiva para você.

Para que essa fase se inicie, garanta segurança antes de começar a enriquecer.

Economize 3 meses apenas para colocar na poupança
A poupança tem um retorno baixíssimo, mas também tem uma segurança maior. Assim, você garante que tem pelo menos mais 3 meses de economias em caso de alguma eventualidade.

Só depois desses 3 meses você começa na bolsa. Se já tem o equivalente a isso, então pode continuar daqui.

Certo, eu venho nesse artigo falar do mercado de ações, que é um investimento de renda variável, e depois te digo para depositar 3 meses na poupança, que é um investimento de renda fixa?

Eu entendo a confusão, mas recomendo ter essa quantia em uma renda fixa porque é preciso diversificar desde sempre. Diversificação é que garante a segurança.

 

Fazer o dinheiro trabalhar por você

dinheiro crescimento investimentos ações

Desde sempre eu digo que para ter liberdade financeira é preciso fazer o seu dinheiro trabalhar por você e isso acontece quando você faz investimentos que gerem renda passiva.

Existem variadas formas de ganhar dinheiro, muitas formas de economizar dinheiro e inúmeras formas de investir dinheiro. Porém, o interessante é começar com algo que você tenha condições de tempo e vontade de aprender.

Uma coisa que garante mais sucesso em investimentos do que a diversificação é o conhecimento sobre o investimento. Quanto mais você conhece sobre o mercado, mais segurança você tem.

Por isso, é importante você se interessar pelo que vai aprender, porque não adianta você aprender sobre imóveis se não vai querer estar inspecionando prédios e casas, por exemplo.

Agora, se combinarmos o poder da diversificação com o conhecimento especializado nos nossos investimentos, então teremos muitos sucesso financeiro em um período de tempo bem curto.

 

Por que o mercado de ações é uma ótima forma de começar a investir?

melhores investimentos ações

Você sabe que tem que colocar o dinheiro para trabalhar por você, mas como uma grande quantidade de pessoas que me enviam e-mails, pode não ter tanto dinheiro para começar a construir sua independência financeira.

Porém, muito para você pode ser pouco para outra pessoa, assim como pouco para você pode ser muito para outra pessoa. Então, para quem quer começar a investir, recomendo que comece no mercado de ações.

Imóveis requerem um capital inicial relativamente alto para algumas pessoas e para outras pode ser o tipo de investimento preferido. Basicamente depende de 3 fatores:

  1. Quanto de capital inicial você tem
  2. Do que gosta de aprender e se manter disciplinado nos investimentos
  3. Quanto tempo tem para fazer os investimentos

A parte mais legal do mercado de ações é que você não precisa trabalhar nas empresas de que é sócio, mas mesmo assim vai ter uma participação no lucro dependendo da quantidade de ações que tem dessas empresas.

O mercado de ações é o investimento que tem o menor custo para começar a investir. As ações das empresas podem ser vendidas fracionadamente, ou seja, você pode comprar 100 ações, 45 ações, 13 ações e etc.

Por exemplo, se o preço de uma ação é R$20,00 e você poupou R$200,00 esse mês, pode comprar 10 ações dessa empresa e já ser um acionista dela.

Não importa se o preço da ação caia ou suba, você tem as mesmas 10 ações e vai receber os dividendos do lucro da empresa sempre que forem distribuídos.

 

Quanto esforço, dinheiro e tempo é preciso para atingir a independência financeira?

quanto tempo para atingir a independência financeira

Já me perguntaram isso diversas vezes. Porém, a resposta a essa pergunta sempre depende. Pergunte isso a 200 milionários diferentes e todos vão responder a maneira como eles fizeram, mesmo porque existem diversas formas de se conseguir isso.

Eu digo que 1 ano é um ótimo tempo para aprender sobre algum investimento e complemento dizendo que não importa quanto tempo, esforço e dinheiro sejam necessários, você tem que começar sem saber isso. Isso vai fazer toda a diferença no rumo que a sua vida vai tomar.

O seu perfil de investidor é que vai determinar isso

Em se falando de ações, existem diversos perfis de investidores. Se você quer se concentrar no seu trabalho e não ficar no mercado de ações todos os dias, pode fazer seus investimentos somente uma vez por mês durante 30 minutos e pronto.

Você pega o dinheiro que você economizou junta com os rendimentos provenientes do mês passado e aporta em sua carteira de ações. Aproveitando-se assim do poder dos aportes cada vez maiores e do efeito bola de neve dos juros compostos.

Somente uma vez por ano você olha se as empresas que você investiu continuam boas e continua com seu patrimônio investido nelas, sempre aumentando todo mês.

Porém, se você gosta muito do mercado de ações, pode participar mais ativamente e comprar ações baratas para vender mais caras. Isso exige um conhecimento mais profundo e mais tempo para se dedicar.

Essa prática chama-se “Trading” e só é recomendada a ser feita com conhecimento do mercado e usando capital que possa ser alocado ao risco.

Como eu disse, depende do seu perfil, interesse em aprender e tempo disponível. A bolsa é ideal por isso, ela suporta qualquer tipo de investidor.

 

O que é preciso para começar bem no mercado de ações?

como começar bem no mercado de ações

Primeiro, a bolsa de valores é um mercado de longo prazo. Pode ser comparada a maratona e é confundida pelos inexperientes com uma corrida de 100 metros.

Você vai investindo mensalmente e criando um patrimônio na sua carteira de ações diversificada. Quando esse patrimônio vai crescendo, seus retornos mensais vão aumentando.

O que vai determinar a velocidade dos seus resultados é trabalhar para ganhar mais dinheiro, economizar cada vez mais e investir aportes cada vez maiores em bons investimentos.

O mercado de ações tem os seus riscos porque eles vem juntos com as possibilidades de ganhos maiores. Por isso que é preciso diversificar uma parte em renda fixa com menos risco para equilibrar com o risco maior nas ações.

 

Conhecimento diminui o risco

Ter conhecimento sobre o investimento também diminui o risco. Quando aparecem aquelas notícias de que pessoas perderam tudo na bolsa de valores é porque elas acreditaram em informações falsas e investiram sem conhecimento.

Isso acontece em qualquer coisa, os profissionais mais bem remunerados são os que tem mais conhecimento e experiência para realizar o trabalho. Assim também acontece nos investimentos.

 

Consistência e disciplina

E como é um mercado de longo prazo, então é preciso manter a consistência e a disciplina mensalmente para atingir seus objetivos. Muitas pessoas começam e depois de 6 meses já não estão aportando mais. Um mês investe um valor, no outro mês só a metade e no outro nem investe.

 

Cada mercado exige conhecimento específico

Muita gente também perde na bolsa de valores porque acham que ser bem sucedido no trabalho é um fator que influenciará positivamente suas escolhas nos investimentos. Por exemplo, uma grande quantidade de médicos brilhantes são investidores medíocres.

Isso acontece porque cada mercado possui suas características e particularidades. Um médico pode entender tudo sobre a profissão dele, mas é preciso se dedicar para aprender sobre cada investimento também para ser bem sucedido nos investimentos.

 

Preparo mental

O que ainda acontece é que grande parte das pessoas também não tem um preparo mental para lidar com seus investimentos. Elas deixam se influenciar por notícias na televisão, por acontecimentos na vida pessoal ou se rendem às tentações que minam suas chances de sucesso.

É preciso ter concentração e preparo mental também para lidar com o período de aprendizado. Essa é a época mais difícil porque você pode ter pequenas perdas no preço das ações, mas que não querem dizer nada se você for um investidor que está mirando nos dividendos mensais.

 

Ter e seguir um método de sucesso

E ainda para se dar bem na bolsa é preciso ter e seguir um método. Entenda antes de tudo que uma pessoa com um método vencedor, mas sem disciplina, consistência, sem conhecimento, e sem preparo mental vai ser apenas mais um perdedor com uma história para contar.

O contrário também é verdadeiro. Se a pessoa tiver tudo, mas não tiver um método, de nada vai adiantar porque não terá parâmetros para basear suas decisões.

Agora se você desenvolver essas habilidades e conseguir um método comprovado com o passo a passo para investir corretamente, então ninguém pode te parar em busca da independência financeira e claro, os seus milhões.

 

Os 3 Fatores para Ter Sucesso no Mercado de Ações

sucesso mercado de ações

Bem, você deve ter visto que começar com ações é realmente a melhor maneira para iniciar os investimentos com menos tempo, dinheiro e esforço.

Além disso, o tempo de aprendizado é relativamente curto já que em menos de um ano você já deverá ter dominado os termos técnicos e entendido o funcionamento do mercado de ações.

Por fim, investir em ações é uma oportunidade incrível para colocar seu dinheiro para trabalhar por você podendo ter ótimos resultados no longo prazo.

Por se tratar de um investimento de renda variável, quanto maior o patrimônio investido nesse ativo, maiores serão os retornos.

O importante é garantir um patrimônio muito bem alocado nas melhores empresas para, no longo prazo, garantir a independência financeira.

Porém, ainda vamos revisar os 3 fatores para ter sucesso no mercado de ações:

  1. Preparo mental
  2. Análise técnica
  3. Método

 

1. Preparo mental

O preparo mental é o ponto em que você tem que focar para se manter disciplinado e sem sofrer influência do seu ambiente e das pessoas que o cercam. É mais fácil comprar um carro novo (um passivo que tira dinheiro do seu bolso) do que investir em ações (um ativo que põe dinheiro no seu bolso).

 

2. Análise técnica

Conhecer o investimento é fator determinante para garantir que as melhores oportunidades estão sendo aproveitadas. Uma carteira de ações pode ser formada por inúmeras ótimas empresas de diversos setores lucrativos.

O maior risco que você corre no mercado de ações é aquele em que você não sabe o que está fazendo. Saber dizer se uma empresa é boa ou não, é tudo o que você precisa saber para colocá-la na sua carteira. E para saber disso, é preciso entender os conceitos técnicos do mercado e saber avaliar seus critérios.

 

3. Método

Por fim, um método garante que você tenha um passo a passo para não gastar tanto esforço, tempo e dinheiro aprendendo. Se você iniciar seu aprendizado com um método já vai aprender tudo o que precisa para ter sucesso enquanto aplica.

Sabe quando vamos aprender a andar de bicicleta e temos que usar aquelas rodinhas e depois somos ensinados como pedalar e equilibrar?

Bem, as rodinhas e os ensinamentos dos nossos pais são o método. A gente aprende a se equilibrar enquanto segue o método, diminuindo assim, as chances de levar uma queda (vir a perder suas economias).

Por isso, eu acho o Método O Investidor de Sucesso o melhor do mercado atualmente. Ele custa apenas R$297,00 e em pouco tempo investindo já é possível recuperar esse pequeno investimento em conhecimento que vai durar para a vida toda.

Nele, o Dr. Marcello Vieira (sim, ele é médico e entende melhor do que ninguém que médicos devem aprender sobre investimentos) já ensina os 3 fatores necessários para ter sucesso no mercado de ações.

Ele aborda como se preparar mentalmente para continuar disciplinado e consistente no plano. Ensina os fatores e critérios da análise técnica e também já tem o método de sucesso testado e comprovado pelos seus milhares de alunos.

Eu poderia gastar meu tempo, dinheiro e esforço aprendendo por mim mesmo (e olha que eu sou bom em aprender as coisas sozinho, hein?), mas eu perderia todos esses recursos e ainda postergaria os investimentos para o futuro.

Assim como você deve estar se sentido agora, eu tinha certeza de que queria saber fazer investimentos para garantir minha independência financeira, mas sabia que poderia aprender com alguém mais experiente do que eu.

Então, um curso online com um método completo e detalhado com estratégias e técnicas vencedoras era o que eu precisava para não desperdiçar meu tempo dentro do mercado de ações e continuar desenvolvendo meu trabalho investindo apenas 30 minutos por mês nos investimentos.

 

Bônus, oba!

Outro ponto importante no curso é que ele ainda tem 4 bônus exclusivos. Gosto bastante do Ebook Como Gerar Renda, onde você pode aprender a aumentar sua renda para investir.

Ainda tem um curso sobre Como Conquistar a Independência Financeira. Para quem gosta de fazer investimentos seguros também tem o Curso Como Investir em Renda Fixa.

Tudo de graça para quem adquirir o treinamento completo. Mas se você não estiver à vontade ainda para adquirir esse treinamento completo, sugiro ao menos que aproveite a oportunidade de fazer um curso gratuito que hospedei aqui no site para você.

Conversando com o criador do curso, consegui um curso grátis sobre Como Conquistar a Independência Financeira Investindo em Ações para disponibilizar para você que é meu leitor. Se quiser ter acesso ao curso grátis é só clicar aqui e se cadastrar para receber por e-mail.

Bem, era isso. Deixe nos comentários se você gostou desse artigo, se agora faz parte da turma do curso O Investidor de Sucesso ou qualquer dúvida que eu ficarei muito feliz em responder.

 

 Crédito das imagens pixabay.com

  • William Souza

    Bom dia Kellvyn, iniciei hoje o curso gratuito, e gostei muito e gostaria de saber, em qual bolsa investir, como saber se aquela bolsa de ações vale a pena investir, sei que e só o primeiro dia de curso e que no decorrer do curso você irá explicar e ensinar muito mais, mas essas são as minhas primeiras duvidas. um grande abraço.

  • ladysay

    Excelente artigo Kellvyn. Ainda bem que eu já garanti a minha participação no curso o investidor de sucesso, do Dr. Marcello Vieira. Comecei a fazer investimentos há 3 meses, inciando pela renda fixa, agora em 2015 estou inciando meus estudos sobre ações e pretendo o quanto antes começar a investir na bolsa. Meu objetivo é atingir minha independência financeira.

    Outra questão é que você incentiva muito os leitores a se tornarem empreendedores, aumentando e diversificando suas rendas. Gostaria que você escrevesse um artigo, se puder é claro, sobre os primeiros passos de um empreendedor, pois as minhas dúvidas são muitas, você poderia inclusive, nos contar sua experiência como empreendedor, o que deu certo, o que deu errado. Enfim, um grande abraço e parabéns pelo site.

    • Hey Lady, obrigado pelo comentário!
      Tudo bem, em breve teremos artigos e vídeos sobre o assunto.

      Abraço!

  • Bruno Araujo

    Muito bom! Parabéns pelo artigo Kellvyn.
    Venho aplicando uma fração do meu tempo para adquirir novos conhecimentos sobre finanças e investimentos, e o Hábitos Milionários vem me ajudando muito.
    Parabéns!

    • Por nada Bruno, segue nessa pegada ai que você vai longe.
      Se eu te ajudei de alguma forma me diz como foi, ok?

      Abraço!

      • Bruno Araujo

        Então Kellvyn, eu sou um dos fundadores da startup AdPessoal.com e buscamos proporcionar liberdade financeira para nossos clientes.
        O Hábitos Milionários, vem me ajudado muito a entender um pouco sobre a complexidade deste universo. Principalmente pelo fato de nos instigar a alcançar o “Seleto” time dos milionários.

        • Ótimo, obrigado pela resposta!
          Parabéns pela iniciativa.
          Abraço!