Criação de Riqueza: Os 5 Maiores Obstáculos do Enriquecimento

Tempo de leitura: 14 minutos

rentabilidade tesouro direto

Criação de riqueza tem sido um dos maiores anseios da humanidade no século 21. Principalmente os brasileiros, que tem um dos maiores índices de dívidas e problemas financeiros.

Muita gente acha que é por causa da situação da política do país ou fruto das circunstâncias, pelo fato de ter nascido em um país subdesenvolvido.

Porém, o que muita gente não enxerga é que existem milionários que começaram do zero aqui mesmo no Brasil. Ainda nos países mais pobres existem pessoas que construíram riqueza a partir do nada.

A maioria das pessoas está presa em 5 obstáculos que são praticamente invisíveis ao indivíduo que se encontra obstruído por ele. Esses obstáculos impedem que eles possam enxergar sequer um palmo a sua frente.

Se você não tem conseguido conquistar enriquecimento financeiro, talvez você esteja aprisionado em um deles.

Portanto, se quer conhecer esses 5 vilões, leia o restante desse artigo com bastante atenção. Garanto que vai se surpreender com quais são eles e como as soluções para superá-los são simples.

Vamos lá?

1. Não estar em conformidade com Lei do Comprometimento que controla as pessoas, o dinheiro, a energia e a riqueza.

riqueza comprometimento.fw

Não se engane sobre isso, existe uma lei de compensação no universo (para os amantes do livro O Segredo é a Lei da Atração) que está em operação o tempo todo, assim como a gravidade está em operação o tempo todo.

Não importa o nome que se dá para essa Lei universal, mas as coisas boas só acontecem para aqueles que desejam-nas tão fortemente que vivem comprometidos em alinhar toda sua vida em torno do seu desejo.

Aproveitar-se dessa Lei do Comprometimento pode proporcionar a alavancagem que o simples fato de que “querer ser rico” não pode te dar. Sem trabalhar comprometido com seu objetivo de enriquecimento, você está sempre nadando contra a corrente, e a vida se torna um desafio.

Olha só, quando você está comprometido com seu objetivo e faz todo dia alguma coisa em relação a isso (nem que algum dia você apenas pense positivamente sobre a conquista), as coisas acontecem instantaneamente para você.

Até parece uma espécie de “sorte”! Digo isso porque tem sido assim comigo. Talvez você já conheça a minha história, que eu contei aqui nesse post. Eu tive uma vida estagnada até me comprometer com o objetivo de ser rico.

E se você leu o artigo, sabe que eu conquistei em 6 meses mais do que eu tinha feito a vida inteira. Olha só, vou te mostrar uma lista do que tinha me comprometido a conquistar e consegui:

  • Conquistar o emprego dos meus sonhos (É, eu estou trabalhando com pessoas que sempre admirei)
  • Mudar para a capital (Sou um jovem do interior, fico mais perto dos meus sonhos estando na capital)
  • Ficar perto do meu principal mentor e fonte de aprendizado (Paulo Viera, criador do curso Metas e Objetivos e do O Poder do Foco)
  • Escrever meu primeiro livro (Estou prestes a finalizar, uhuuuuuu!)
  • Estar em contato direto com os maiores nomes do Enriquecimento Financeiro do Brasil
  • Transformar o blog Hábitos Milionários em uma fonte de aprendizado conhecida e admirada
  • Palestrar em grandes eventos do mercado (Vá Mais Longe e Enriquecimento Financeiro)
  • Conquistar a independência financeira (Atualmente, ganho mais dinheiro passivamente do que gasto. Pretendo aumentar os rendimentos e diversificar as fontes para me garantir ainda mais)

Cara, quando você para de “querer ser rico” e se compromete a ser rico é ai que a mágica acontece.

Você começa a fazer planos e traçar metas, começa ler livros e fazer cursos, vai se tornar mais eficiente no trabalho, começa a ter ideias de negócio e testá-las.

Fica cada vez mais divertido gerenciar melhor o seu dinheiro, começa a investir e a fazer qualquer coisa que vai te levar mais perto do seu objetivo.

Como superar a falta de comprometimento

O comprometimento é algo como um hábito, é preciso ir construindo aos poucos, diariamente. É preciso estar atento a todo instante para mudar um hábito ruim ou adquirir um novo.

Você já percebeu que às vezes nos sentamos com má postura e nem percebemos? E se você estivesse sentado assim teria corrigido a postura instantaneamente?

É assim também com o comprometimento. Você tem que criar mecanismos para gerenciá-lo e fortalecê-lo dia após dia.

Se você quer começar a se comprometer mais, recomendo seguir esse 3 passos diariamente:

  1. Traçar e rever suas metas e objetivos todos os dias
  2. Organizar uma rotina de produtividade diária
  3. Todo dia dar um passo em direção à sua meta

2. Não reconhecer que o enriquecimento financeiro (e todas as formas de abundância e prosperidade) é baseado em seu caráter e na sua capacidade de lidar com ele.

riqueza medo ser rico lidar com dinheiro.fw

Isto pode vir como um choque, mas seu caráter e clareza são extraordinariamente importantes para enriquecer. É a máxima: é preciso SER para começar a TER.

Se você quiser criar riqueza, você tem que ser uma pessoa cujo caráter pode lidar com a prosperidade alcançada da forma mais natural possível. Sem preconceitos e imoralidades.

E isso significa crescimento, desenvolvimento pessoal, e estar em contato com quem você realmente é.

Se você não está pronto para conhecer a si mesmo, e se tornar uma versão melhor de si mesmo, então a riqueza não encontrará você.

Imagine que você ganha na loteria nesse exato momento, como você lidaria com o dinheiro? Responda sinceramente, estaria pronto para usá-lo da maneira certa?

Gastaria? Em que? Compraria casas e carros ou compraria ativos financeiros?

Investiria? Onde? Em quais investimentos? Quais você está pronto para investir? E se investir errado? E se contratar alguém para investir e ele enganasse você, você saberia?

Doaria? A quem? Faria caridade ou filantropia? Se não sabe a diferença, não está pronto para ser um milionário.

Bem, eu estou fazendo todas essas perguntas e desafiando você porque talvez você não esteja pronto nesse exato momento para lidar com muita riqueza na sua vida.

Esse é caso dos “novos ricos”, eles se tornam ricos por acidente e não estão prontos para viver com tanta riqueza. Então, eles acabam fazendo o pior uso possível do dinheiro ganho.

Riqueza é algo que se cria, não se ganha. Você pode até ganhar dinheiro por acidente, mas riqueza só pode ser adquirida sendo construída passo a passo.

Dessa forma, quanto mais caráter e habilidades para gerenciar dinheiro você tem com mais dinheiro você pode lidar.

Como superar a incapacidade de lidar com a riqueza

É por isso que o site Hábitos Milionários foi fundado em primeiro momento. Eu queria criar um lugar onde as pessoas pudessem crescer diariamente e entender melhor como funciona o sucesso e o jogo do dinheiro.

Acredito que o segredo é transformar você mesmo na pessoa que você precisa ser para se tornar um verdadeiro ímã de riqueza.

Isso só vai acontecer com constante crescimento pessoal.

3. Não ter um sistema claro para seguir e criar riqueza em sua vida.

riqueza falta sistema.fw

Talvez esse não seja mais um obstáculo para as pessoas que já baixaram esse ebook ou já leram esse artigo. Mesmo assim, as pessoas que leram não tem vantagem alguma se não estão aplicando o conhecimento para a criação de riqueza.

Se você aplicar os 7 passos do processo, certamente vai passar por uma transformação e começar a caminhar pelo caminho do enriquecimento financeiro.

Podem parecer lições simples, mas o que eu vejo são as pessoas ignorando os 7 fundamentos e tendo fracassos. Enquanto isso, as pessoas que seguem esse plano estão constantemente enriquecendo e construindo riqueza.

Como superar a falta de um sistema

Se você não gostar do meu plano, pode criar o seu próprio plano com sua própria experiência. Eu tenho um artigo aqui que pode te ajudar a definir seus objetivos e criar seu plano de ações para enriquecer.

Embora, eu tenho que te avisar que mais de 6.000 pessoas (atualização: 8.385 pessoas) já baixaram meu ebook gratuito e eu constantemente recebo e-mails de agradecimento, com lindos relatos de sucesso.

Basta seguir o plano que vai funcionar!

4. Ser desencorajado antes de começar sua jornada, não ter apoio durante o trajeto e ser bajulado depois de conquistar riqueza

riqueza criticismo.fw

O crescimento financeiro pode e deve ser um desafio. Mas, por definição, crescimento financeiro requer apoio, orientações, feedback e encorajamento. Sem estes fundamentos, você está se preparando para o fracasso.

Em muitos casos de sucesso que conhecemos, ter as pessoas certas ao nosso redor podem fazer a diferença entre criar riqueza ou viver na pobreza. Por outro lado, existem também os obstáculos criados pela falta de apoio que tanto precisamos.

No começo, alguns podem rir e levar na brincadeira o fato de você estar por aí falando que vai ser rico, mas logo elas percebem que você está falando sério. As pessoas começam a te ver de uma forma diferente e elas levam suas opiniões mais à sério.

Enquanto seus resultados ainda estão sendo construídos, as pessoas simplesmente fazem alguns pequenos comentários engraçados. Quando seus resultados começam a aparecer e você está a cada dia mais perto do objetivo, fica visível que elas agora tem medo que seja verdade.

E de fato é. No começo, nós mesmo nos enganamos e nos desencorajamos, então não julgue as pessoas pela falta de crença. É normal e humano duvidar do que não se pode ver. Foi assim com os grandes milionários, já foi assim comigo e será assim com você.

Como superar a falta de apoio

Só tem um jeito das pessoas de quem você quer apoio, como a família e os amigos, acreditarem no que você está dizendo: mostrando o plano que você criou no passo 3.

Você pode e até deve buscar o apoio das pessoas que estão envolvidas no seu plano. Expor seu ponto de vista, sua visão e pedir que eles acreditem nela. Afinal, é para o bem de todos, não é?

5. Não ter uma visão completa, clara e vívida de sua vida ideal e o que você quer dela.

riqueza visão clara

Nós todos queremos mais da vida, mas o que isso significa? Certamente que significa mais do que apenas ser capaz de pagar as contas de cada mês, certo?

É preciso ter uma visão de como é a vida perfeita para você, para que você saiba onde está indo. De nada adianta você querer ser rico se não imaginar como é estar rico.

A sua visão de vida perfeita vai orientar suas decisões e seus próximos passos em todos os aspectos principais – saúde, relacionamentos, dinheiro, carreira ou negócio, a comunidade, a espiritualidade ou o desenvolvimento pessoal, etc.

Você precisa documentar a sua vida perfeita em papel como quem escreve um documento de validade jurídica. Isso vai criar um núcleo poderoso em torno do qual sua vida perfeita pode reunir energia e começar a se cristalizar em circunstâncias da vida real!

Este aspecto é absolutamente crítico para conquistar riqueza. Se você está sério na decisão de sair do “modo de sobrevivência” e começar a prosperar na vida, precisa saber exatamente o que quer pra você.

Como superar a falta de visão

Isso é fácil, você só precisa pegar um papel ou um caderno exclusivo para documentar o que você quer para sua vida. Tire algumas horas para se dedicar a isso.

Coloque suas metas, descreva os lugares que quer viajar, descreva suas conquistas, coloque imagens que representem seus sonhos de riqueza e realização.

Isso é um bom exercício e você pode recorrer para esse “caderno dos sonhos” sempre que achar necessário reativar a vontade e reacender o sonho. Funciona, acredite!

Conclusões finais

A vida está repleta de oportunidades de crescimento e enriquecimento, saber aproveitá-las depende da sua habilidade para superar os 5 maiores obstáculos que desafiam as pessoas na busca da riqueza genuína.

Conhecê-los é o primeiro passo para, depois é necessário encontrar métodos para superá-los. Então, resumindo, os 5 obstáculos da criação de riqueza, e como superá-los:

  1. Não estar em conformidade com lei do comprometimento – Basta se comprometer a ficar rico e tomar todas as ações que condizem com esse objetivo. O sucesso flui mais fácil para aqueles que se comprometem. O trabalho parece mais fácil, as decisões são mais rápidas e menos pesadas.
  2. Não reconhecer que o enriquecimento financeiro é baseado na sua capacidade de lidar com ele – É necessário saber que ficar rico é uma responsabilidade. Você precisa saber lida com o sucesso, não apenas conquistá-lo. E isso só se consegue com desenvolvimento pessoal constante.
  3. Não ter um sistema claro para seguir e criar riqueza em sua vida – Para enriquecer é preciso seguir um sistema, um plano de ações devidamente planejado. Você vai ficar a vida inteiro girando em círculos se não traçar o mapa para seu próprio destino. Ou pior, outras pessoas vão fazer isso por você e eu garanto que elas vão fazer o que é melhor para elas, não para você.
  4. Ser desencorajado em todas as etapas da sua jornada – Esse obstáculo é um dos piores, mas você tem que tomar ações que aproxime as pessoas que você quer para contribuir na busca do objetivo. Quanto aos críticos, basta ignorá-los e continuar fazendo o que tem que fazer.
  5. Não ter uma visão completa, clara e vívida de sua vida ideal – Decida para onde quer ir e então comece a executar seu plano. Saiba quanto quer ganhar, onde quer morar, qual o carro quer dirigir, quais viagens quer fazer e etc. Ponha tudo em um caderno dos sonhos.

Supere esses obstáculos e siga em direção ao enriquecimento. Talvez a falta de sucesso financeiro que você queria não esteja acontecendo por conta de um ou mais desses obstáculos.

Agora que você está consciente que eles existem é seu dever superá-los e remar direto para a conquista de grande riqueza. Garanto que você conseguirá!

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE:

O Coach Paulo Vieira está recebendo inscrições para sua nova série de vídeos gratuitos com o principal tema “Criação de Riqueza”. É um treinamento gratuito de 4 vídeos que mostra o método usado por pessoas comuns que está transformando suas vidas financeiras em tempo recorde.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui nesse link.

Como eu trabalho junto do Paulo Vieira nesse projeto, tenho acesso aos bastidores e posso dizer sinceramente que as histórias são incríveis.

Dá uma olhada nos casos de estudo que já saíram:

Valéria Barros: Ex-vendedora, agora empresária de sucesso

Odarlan Freitas: Empresário que triplicou o faturamento do seu negócio

É um conhecimento que não é ensinado em qualquer lugar. Eu mesmo já estou sentindo minha vida financeira se transformando. Confere aqui a página em que você pode se cadastrar para receber a série assim que ela sair.

 

  • wedson

    Eu fico muito grato por seus artigos, por esses conhecimentos que você posta, e temos acesso sem pagar nada, mas mesmo se fosse pago não tinha dinheiro no mundo que pagasse esse conhecimento maravilhoso que você nos passa.
    Eu comecei a estudar esse hábitos a pouco tempo, eu queria ter descobrido essas técnicas antes, mas tudo bem, eu ainda estou respirando, e a revolta está está chegando, na maioria das vezes não conseguimos controlas a situação, mas a reação sim.
    Eu agora estou estudando a mente humana, e só conhecendo a mente humana, ou seja, quando nos conhecemos nos tornamos uma rocha inabalável!
    Uma coisa muito importante é aprender dizer “não”, aprender dizer “não” pra si mesmo, dizer “não” pra nossos extintos, dizer “não” pra nossas influencias que tivemos quando pequenos, que foram baseados nessas influencias que adotamos pensamentos que nos fizeram a ter maus escolhas.
    “O ser humano se transforma naquilo que ele pensa; o que pensamos se torna um manancial de forças que alimentam todas as nossas ações. Atraindo, assim, as circunstâncias e o ambiente onde ele atuará; o que pensamos determina o tipo de amigos e companheiros que nos rodeiam. Pode ser nossa felicidade ou infortúnio; nos faz gloriosos ou proscrito sem rumo, cheios de felicidade e riqueza ou a uma vida medíocre!”
    A pior fonte de todo o mal, é o “medo”, atrai todo o mal do mundo, pois o que teme se sobrevêm!
    Querendo ou não, o ser humano tem que se afastar da negatividade, veja o que acontece no dia da segunda feira!
    O que as pessoas ouvem falar quando começa a segunda-feira?
    Veja a negatividade que o brasil inteiro coloca na segunda!
    Se olhar bem, os suicídios, acidentes, assassinatos, são todos nas segundas, imagina se as pessoas pensassem e colocasse todo o pensamento em uma positividade no segundo dia da semana, seria bem melhor, deixaria a segunda-feira bem melhor e cheia de sucesso pra todo mundo.
    O pensamento é a causa da ação.
    Por outro lado, se sustentarmos bons pensamentos, o resultado será boas ações construtivas, e estes pensamentos, fortes e cheios de fé, produzirão ações vigorosas que levam ao sucesso e à realização.
    É impossível ter pesamentos ruins e produzir boas ações.
    Muitas pessoas já tentaram, e veja o que elas disseram a si mesmos:

    ” Serei respeitoso com os demais e levantarei uma vida sem mácula, mas no meu íntimo, alimentarei pensamentos negativos que guardarei em meu coração porque me dão prazer, mas não os deixarei ir mais longe porque sei que a má ação conduz ao desastre e ao infortúnio. Por tanto, defraudarei até meus melhores amigos.
    Externamente sei como devo ser, mas,nos meus pensamentos, alimentarei o rancor e o ódio. Minha vida será dupla; para os demais e no mundo dos meus pensamentos, serei muito diferente. Desse modo, poderei desfrutar do mal nos meus pensamentos e escapar de suas consequências!”.

    Mas essas pessoas não contam com o poder e a fidelidade da mente subconsciente. Pois cada pensamento ruim que se mantém e se vê com agrado, vai atuar como uma sugestão muito poderosa sobre esse paciente gigante, até que não possa ficar quieto e assuma vida sob a forma de uma corrente de más ações, as quais são uma réplica exata dos pensamentos que foram alimentados.
    isto explica também, muitas vezes, por que as pessoas mostraram sempre uma conduta exemplar, de repente se desviam e sua vida se desmorona; simplesmente colheram os frutos dos pensamentos semeados.

    Outra forma também, que eu conheci agora a pouco tempo é a “revolta”.
    Veja o que Davi fez com o gigante Golias, todos os soldados morrendo de medo, e aquele problema foi lhe concedido como um desafio, ele não se sentiu pequeno diante do gigante, ele nem se quer usou armadura, pois ele ao consultar Deus, sabia que a força vinha de dentro dele, e não precisava de armadura, pois com aquela armadura ele não conseguiria nem se mexer, a armadura era para os fracos, e essa força que surgiu dentro dele foi a revolta, e ele teve que pensar pra isso, pois a dadiva que foi dado pra o ser humano foi o pensamento, e o pensamento não tem limites, e assim o gigante foi derrotado, pois Davi não se sentiu pequeno, e se sentiu maior que aquele problema.
    O voar é para os pássaros, pensar é para o ser humano.
    Temos que ser diferente de um burro, ou um jumento, eles tem uma força incrível, veja quanta força física eles tem, se ele pensassem, homem nem hum dominava eles, mas nós temos o pensamento, veja que maravilha!
    Realmente não há limites para o pensamento, é o poder pelo qual podemos ascender a Deus, é o poder e a energia dados por Deus, e temos que saber usar esse poder, e temos que enviar pensamentos positivos para o subconsciente, alimentar pensamentos positivos para uma vida prospera.
    É com grande prazer que deixo o meu pensamento, a minha opinião aqui com vocês.
    Aprendam a guardar segredo, seja seu amigo, seu companheiro, não deem a chave para ferirem sua fé, a sua certeza, temos uma boca e dois ouvidos bem grandes para ouvir mais e falar menos!
    Valeu pessoal!
    Valeu Kellvin!
    Outra hora eu apareço por aqui novamente!
    Quero vê todo munto prosperar!
    Ainda tenho muita coisa para aprender também!

  • Artigo muito bom

  • Duas Barras

    Bom dia Kellvy. Seguindo seu blog a 4 meses, consegui esse mês zerar minha poupança minúscula!
    Isso mesmo, você me fez gastar todo o meu DINHEIRO! Mas como?
    Antes não pensava nas coisas ditas aqui, só vivia pra pagar conta, desde o começo do ano resolvi mudar e comecei a juntar um pouquinho por mês! Já estava com uma merrequinha na poupança, quando aconteceu… Perdi meu celular e meu carro deu problema na bateria. : / . Gastei com um novo celular e com uma nova bateria!
    Sim, gastei a poupança, pois ainda não estou “controlado”. Fiquei muito puto por roubarem meu celular e a bateria estragar! Mas pensando bem, se fosse a 5 meses atrás, antes do seu blog, eu não teria 1 real para me socorrer! E hoje, por mais que doa, tive dinheiro para emergência. Comprei outro celular a vista (não sou iludido, comprei o essencial) e comprei uma nova bateria, a vista, sem cartão, sem prazo. Isso me frustrou e me deu uma enorme alegria! Por isso, obrigado! hahaha

    • Cara, estou muito feliz que tenha deixado esse comentário!
      É por esse tipo de situação que eu trabalho, para que as pessoas possam ter o essencial para viverem e não passarem por momentos de dificuldade financeira.

      Foi por essa simples ação de poupar, como você diz, “uma merrequinha” que fez toda a diferença em um momento imprevisto. Imagine se você se “controlar”, como você mesmo falou. Seu futuro financeiro só depende de você e das suas ações de hoje.

      Por isso, se mantenha nesse caminho, quero ouvir muitas novas histórias suas.

      Grande abraço!

  • Gustavo Henrique Pinto

    Bom dia Kellvyn. Muito bom este artigo. Sou entusiasta de ”O Segredo”, quando o li minha vida melhorou consideravelmente. Mas por alguma razão parei de colocar em prática os ensinamentos. Coincidentemente estou retomando as rédeas de meus pensamentos e atitudes há algumas semanas, e o que escreveu veio acrescentar muito valor aos planos que estou elaborando. Obrigado pelas palavras. Tenho certeza que ajudam muitas pessoas, assim como estão me ajudando. Grato!

  • Janete Barbosa

    oi, gostei do artigo!!! Otimas dicas, obrigada.

  • Luiz Filipe Carvalho

    Olá Kellvyn, tudo bem?
    Venho acompanhando seu site e lista de email já a algum tempo e gostaria de te parabenizar por tudo isso. Você parece ser uma pessoa bastante iluminada e posso perceber que quer a prosperidade de todos ao seu redor. Gratidão!
    Seu conteúdo é muito relevante e mescla bem (ainda que em um nível mais sutil), conteúdo técnico com um conteúdo, digamos, mais etéreo (e importantíssimo) como: o cósmico, universo, Deus, etc, te ajudará contanto que você se ajude.
    Acho que você poderia explorar melhor esse lado mais “místico” (não sei que palavra usar aqui), da vida… E de como nossos desejos se tornam realidade quanto mais os desejamos.
    Enfim, PARABÉNS pela iniciativa e continue assim. Com toda a certeza você está tocando a vida de muitas pessoas, assim como me sensibiliza.
    Grande abraço

    • Oi Luiz, tudo bem?

      Muito bom saber que você me acompanha. Como você falou, tento mesclar de forma sutil porque existem muitas pessoas céticas quanto à isso. Tento trazer conceitos que pareçam “realistas” para elas, mas por trás são empregados os conceitos das leis universais da prosperidade.

      Quem lê e põe em prática os ensinamentos de Napoleon Hill sabe muito bem que ele esteve em concordância e sintonia com conceitos e leis explicadas em O Segredo de Honda Brayner.

      Enfim, tudo o que eu escrevo aqui é fruto de testes pessoais para mostrar o que funciona e o que não funciona em se tratando de vida financeira. E com certeza, estar em sintonia com o universo é fator determinante para tudo funcionar.

      Agradeço suas palavras e sempre que eu puder vou continuar essa mescla entre os assuntos.

      Grande abraço, meu amigo!

  • Opa Kellvyn! Legal o teu post cara.

    Gostei bastante do segundo item… concordo muito com esse. Também tenho ajudado muitas pessoas com finanças pessoais e a chave, do meu ponto de vista, é entender que quanto mais valor você tem para mais pessoas, maior o valor que você recebe de volta, ou seja, você é a sua riqueza…

    Parabéns Kellvyn! Abraço e sucesso!

  • jatiniel ferreira

    Muito legal seus posts.